terça-feira, 17 de março de 2009

Estratégias podem colocar os irmãos Dias frente a frente

Tudo leva a crer que a cúpula do PSDB nacional, que tem seu pré-candidato a presidente José Serra à frente da Ministra Dilma, do PT, por mais de 10 pontos segundo as pesquisas, não vai deixar passar em branco a grande oportunidade que tem no Paraná de fazer o novo Governador do estado.

Isto porque tem três nomes de peso para escolher um que enfrentará o senador Osmar Dias, do PDT, até agora o grande nome quando se deixa de fora o partido dos tucanos.

Beto Richa, por uma questão de estratégia, nunca disse que será candidato a governador, limitando-se a salientar que o substituto de Roberto Requião vai ter a missão impossível de recuperar as finanças do Estado e fazer o Paraná voltar a ter a credibilidade que sempre teve no cenário nacional.
Serra vai precisar de um palanque forte no Paraná. Como seu partido tem Gustavo Fruet, Beto Richa e Álvaro Dias, não terá nenhuma dificuldade neste sentido.

Entretanto, Gustavo Fruet não é de se matar com a unha e não demonstra ter vaidades a tal ponto de querer impor seu nome na disputa, mesmo por que, quem é o melhor deputado federal do país, já tem seu nome inscrito naturalmente em qualquer disputa que for montada no Paraná.

Já com Beto Richa a coisa funciona diferente. A sua votação na última eleição, embora tenha custado alguns milhões de reais e muitos compromissos, lhe credencia a ser colocado na convenção que indicará o tucano que tentará o Palácio Iguaçu.

Entretanto ele tem um documento firmado em cartório que impede sua candidatura em 2010, a não ser que ele não respeite a promessa que fez de cumprir os quatro anos de mandato na Prefeitura de Curitiba. Eu honestamente, acredito que Beto não será candidato, mas vai percorrer o Paraná de ponta a ponta ( já começou faz alguns dias) pregando a sua proposta de fazer no Estado o que fez em Curitiba, muito embora no interior a coisa não funciona de cima para baixo. Lá tem muita tradição a ser respeitada.

Assim, resta o senador Álvaro Dias, o melhor Senador da República segundo os jornalistas que acompanham o seu trabalho, cujo mandato estará na metade quando 2010 chegar.

Por tudo isso, e pelo fato de Osmar Dias estar decidido a disputar a cadeira de Roberto Requião, é que achamos que as estratégias que os tucanos preparam vão colocar os irmãos Dias frente a frente nos debates televisivos e em palanques diferentes na busca dos votos dos paranaenses.

Se isto acontecer, será bom de assistir, muito embora o Álvaro Dias tenha mais experiência do que seu irmão. Hoje Álvaro Dias dispensa comentários. Quando entregou o governo deixou muitos milhões no caixa e as contas zeradas.

Omar Dias, bem Osmar é uma promessa que pode dar certo. Acho que tem condições, o que lhe falta é uma coisa chamada humildade política.

Isto o Álvaro tem de sobra.

Nenhum comentário: