terça-feira, 9 de setembro de 2008

Processo eleitoral mostra a face política de Curitiba

A cidade de Curitiba, de uns dez anos até esta data, tem se mostrado uma cidade atípica, com uma população flutuante muito grande em função dos cursinhos e das faculdades, públicas e privadas, o que a torna uma cidade eclética com uma cultura moderna e ao mesmo tempo fragmentada, pois reúne pessoas de diferentes origens com matizes alicerçadas em seus países de origem.

Com este perfil, não seria de admirar que seus habitantes fixassem um comportamento conservador, pensando mais no coletivo do que na unidade, recusando todo e qualquer proposta que posa alterar seu ritmo de vida.

O processo eleitoral coloca frente a frente um administrador que caiu no gosta da população, carismático, jovem, de boa família, bom pai, com bons assessores, fala macia, com jeito de bom menino, o que está caindo como uma luva no conceito das mulheres, as mais bonitas e elegantes do país, hoje a maior fatia de eleitores do município.

Não é que os demais candidatos não sejam “boa gente” e queiram interromper o ritmo de crescimento da cidade. É que são muito fracos e sem discurso. Nem mesmo Fábio Camargo conhece tão bem a cidade quanto Beto Richa, daí as “ barrigadas” que dá em rede de televisão, dizendo que fazer roçadas, desratizar terrenos e limpar valetas vai mudar a vida da cidade que tem a qualidade de vida mais premiada do país.

As vezes eu acho que nenhum dos adversários de Beto Richa conhecem São Paulo, Rio, Porto Alegre, Salvador e outras capitais brasileiras, especialmente as que são, ou já foram administradas pelo PT, pois se as conhecessem saberiam que embora não seja perfeito, Curitiba tem o melhor sistema de transporte do país.

Ainda esta semana, a ONU entregava em Paris para a cidade de Curitiba, um prêmio com destaque mundial oferecido pela Unesco ao “Programa Alfabetizando com Saúde”, que foi recebido pela Secretária Municipal de Educação, Edimara Seegmuller, que representou o prefeito Beto Richa naquela solenidade.

É munição das mais importantes para Beto Richa falar nos programas de rádio e televisão, o que para desespero de seus adversários, não poderá ser contestado.

Curitiba é ou não é uma cidade diferenciada?

Então, por que trocar a cozinheira se a comida é de boa qualidade?

Por tudo isto a cidade tem uma face política toda própria, diferente, e quando toma uma decisão não volta atrás, daí as pesquisas que estão saindo todos os dias.

É uma cidade orgulhosa, feliz, com suas ruas limpas.

Tem problemas? Tem!

E quem não os tem? Mas ainda assim está muito longe de qualquer uma das outras capitais brasileiras, e está sempre na busca de soluções para seus problemas,
Os curitibanos são orgulhosos?

São!

E como não ser, se vive numa cidade que tem quatro estações num mesmo dia.

Esta é a face política de Curitiba, que por acaso é a cara de Beto Richa, o bom menino que aprendeu a lição que lhe ensinava José Richa, de saudosa memória.