Que Curitiba tem shopping de sobra já foi dito várias vezes. Mas sempre que surge um novo empreendimento surgem também muitas oportunidades de trabalho em diferentes segmentos, o que de certa forma é saudável.
Entretanto, embora se apresente como o maior centro comercial do sul, o novo shopping que foi inaugurado no bairro do Portão na capital paranaense, já recebe críticas de alguns segmentos pelo sério impacto ambiental que está provocando na região, com a ausência de áreas verdes para compensar as milhares de toneladas de cimento aplicadas na construção, e o seu tamanho que tem gente dizendo que é desproporcional para a nossa realidade.
Seus proprietários falam em investimentos na casa 280 milhões de reais e esperam faturar 480 milhões por ano, só não disseram de onde virão tantos compradores para este faturamento.
Não estou querendo ser pessimista, mas nem que os outros shoppings de Curitiba fechem suas portas, o Palladium não alcança aquele faturamento por ano.
O maior desafio do Palladium não é conseguir faturar os 480 milhões por ano, é segurar a barra das denuncias que virão pelo impacto ambiental que causa na região.
Como o presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de Curitiba é um expert na área; Jorge Bernardi, que além de vereador é advogado, jornalista, professor, pós-graduado em questões ambiental com especialização em universidade européia, e como não bastasse tudo isto ainda é conselheiro do Ministério das Cidades espera-se muita discussão pelos motivos que levaram a Prefeitura liberar o alvará daquela obra.