sábado, 5 de julho de 2008

Candidatos se submetem ao crivo popular

Vai começar nesta segunda feira, oficialmente, a grande corrida de milhares de homens e mulheres em busca de uma vagas nas câmaras municiais deste brasilsão. Em Curitiba, pelo menos uns 600 vão brigar pelas 39 vagas na Câmara Municipal (até o final deste ano são 38).
Dá gosto de ver. Tem gente de todos os tipos e de todas as matizes e origens, cada um com um argumento diferente, mas todos são unânimes em afirmar que se eleitos, ninguém vai ter mais qualquer tipo de “probrema”.

É bem verdade que Curitiba terá candidatos de bom nível que se eleitos certamente não farão feio no plenário, e muitos até já anunciaram suas plataformas, muitas de grande interesse social e comunitário.

Entretanto, outros que “ponharam” seus nomes como candidatos vão mais longe: passe livre para todos os estudantes no transporte coletivo; criação de pelo menos dez restaurantes populares com preço de R$ 0. 50 o prato, com direito a sobremesa e suco natural; instalação de quatro piscinas populares, aquecidas nas estações frias e com temperatura ambiente nas estações quentes; fornecimento pela prefeitura de carrinhos motorizados aos catadores de papel, com motor flex (álcool e gasolina fornecidos pela prefeitura), e o melhor: criação de um salário mínimo para os curitibanos de R$ 1.200,00.

É mole ou quer mais?

Tudo isto acontece pela indecisão da Justiça Eleitoral que aceita de tudo. Desde acusados em processos judiciais, até condenados mas que estão em liberdade por força de liminar, como não bastasse o TRE/PR aceitar declaração de próprio punho do candidato de que ele não é analfabeto.

O horário no rádio e televisão começa dia 19 de agosto, mas até lá os candidatos já estarão nas ruas com suas propostas de trabalho na busca de uma vaga como legislador.

Enquanto isto é bom o amigo aproveitar o tempo para uma peneirada e olhar com atenção os currículos, a história de cada um e a sua cultura, para então sim, decidir a quem dar o seu voto consciente e até indicar o escolhido para seus amigos e familiares.

Afinal, todos seremos responsáveis pelo futuro de nossa cidade. Inclusive eu.