Enquanto o atual prefeito Beto Richa faz sua campanha fora do expediente da prefeitura e à noite, os demais candidatos possuem as 24horas do dia para tramar como poderão destruir a popularidade do candidato do PSDB que continua com mais de 70% de preferência do eleitorado, o que indica uma vitória no primeiro turno.
Independente das suas obras e das propostas que tem para os próximos quatro anos, Beto Richa ao contrário de seus adversários, está com os pés no chão, não ataca ninguém e aparece no vídeo e nos impressos do mesmo jeito que na última eleição, sem maquiagem, falando macio e dedicando, como sempre fez, muito carinho para com os idosos, especialmente. Está muito seguro, muito embora ainda não tenha nenhum voto em seu nome nas urnas pois o dia 5 de outubro ainda está longe.
Já a concorrência, sem o carisma pessoal de Beto, tem as 24 horas do dia para montar "caixas pretas", imaginar catracas simbólicas, remexer no lixão da Cachimba, sonhar com um metrô rodando na cidade, imaginar um cartão verde milagreiro e tentar estimular o futebol amador como proposta para melhorar uma cidade que por duas vezes é a melhor administrada do Brasil, segundo o Governo Federal.
Sabem por que esta diferença nas pesquisas?
Porque o eleitor de Curitiba não brinca quando o assunto é a sua cidade. Não é porque o candidato fala errado, ou é uma mulher.
É por ter memória e saber diferenciar um sonho da realidade.
Ninguém está afirmando que Beto Richa é a solução definitiva para Curitiba.
Mas também é verdade que no momento, o que ele está fazendo, e o que ele registrou em cartório que vai fazer nos próximos quatro anos, está ao gosto dos curitibanos e se a comida está boa de tempero porque trocar a cozinheira?
No máximo que a concorrência podia fazer, no meu entender, se é que ama tanto esta cidade como está dizendo, é parar de jogar dinheiro fora em propaganda, o PMDB de tantas histórias e lutas, deixar o governador em casa resolvendo os problemas que tem aos montes, e programar uma viagem(sugiro um cruzeiro marítimo em grupo que sai mais barato) e deixar a cidade comemorar a vitória do Beto Richa na noite do dia 5 em suas casas saboreando um "escondidinho" de mandioca com carne de sól, regado a um bom vinho da colônia, que ficará de bom tamanho.
Como o melhor de uma viagem é a volta, não esquecer de trazer alguns postais para mostrar aos amigos como são bonitas as cidades bem administradas, como Curitiba.