quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Anote esta: Secretário da segurança quer ser urubu em 2010

Ao menos é o que corre a boca pequena em Curitiba, e como onde tem fumaça tem fogo, estão afirmando que o Secretário da Segurança do Paraná, Fernando Delazari, aquele que chamou os deputados estaduais que fazem oposição ao Governador Roberto Requião, de Urubus, faz todas estas quando concede entrevista a jornalistas, e ataca o legislativo por ter pretensões de tentar a Câmara Federal em 2010 pelo PMDB com a proteção de Requião, seu anjo da guarda de plantão, e com este comportamento procura ridicularizar o legislativo estadual para abrir caminho a ele nas próximas eleições..

Na sessão da última terça feira na Assembléia Legislativa quase deu pauleira entre oposicionistas e Luiz Carlos Romanelli, líder do governo naquela Casa de Leis. Só não aconteceu o pior pela intervenção do presidente Nelson Justus, que encontrou a fórmula do convite para evitar a convocação regimental do Secretário da Segurança, para falar sobre sua pasta aos parlamentares, que certamente o esperam com as garras afiadas.

Convidado ou convocado, Delazari vai enfrentar deputados, inclusive alguns da situação, enfurecidos com os últimos acontecimentos na sua área. Segundo Romanelli como convidado ele responderá as perguntas que bem entender e sairá de cena a hora que quiser o que não pode acontecer no caso de uma convocação regimental.

Não sei não, mas a minha experiência profissional me diz que o confronto será inevitável, já que a Secretaria da Segurança Pública do Paraná é a mais problemática e sua fragilidade está colocando em risco a segurança da população que registra dezenas de mortes por assaltos todos os meses e as investidas de gangues organizadas que estão tornando os bairros de Curitiba um verdadeiro inferno.

Existem muitas dúvidas sobre a realidade da Secretaria da Segurança, número de policiais, número de viaturas, infraestrutura organizacional, cadastro de criminosos, maquilagem nas informações liberadas à imprensa, estatísticas que se chocam com a realidade, etc. etc. Tudo isso vai fazer do encontro entre deputados e Delazari um verdadeiro Atlétiba em decisão de campeonato, na Arena, com os refletores apagados.

Uma verdadeira guerra entre os “urubus legisladores” e um secretário cujo sonho maior é também ser um urubu.

Nenhum comentário: