terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vamos ajudar a reconstruir Santa Catarina. Os culpados, Deus os punirá!

O que aconteceu em Santa Catarina só Deus pode saber. É muita coisa para nós humanos avaliar as causas desta tragédia, quando estamos em pleno 2008, com a tecnologia mostrando o que o homem pode e o que o homem não pode fazer. Entretanto, todos sabemos que buscar desafios e mostrar poder sempre foi um dos maiores objetivos da era moderna.

Quando em anos anteriores passava de carro pelo litoral de Santa Catarina, ficava imaginando quem teria autorizado tantas construções nas montanhas e encostas que circundam a orla marítima, quando sabemos que além de serem áreas com formação geofísica delicada por estarem junto ao mar, ainda era proibido por lei, qualquer tipo de desmatamento para construção fosse para que fim fosse.

Mas não era assim. Os empresários catarinenses da área do turismo e os investidores imobiliários, conseguiam, não se sabe como, autorização para erguer suntuosas mansões e spas.

Mais para o interior barriga-verde, levantavam hoteis-fazenda em todas as elevações e mais desmatamento era feito sem dó e nem piedade.

Agora o que se vê são destroços para todos os lados, mais de 100 mortos e certamente outro tanto desaparecido. Nas regiões aonde estavam os hotéis-fazenda e as encostas aonde estavam os spas e as fantásticas mansões, tudo veio a baixo. Como fizeram desmatamentos, a água das fortes chuvas não encontravam resistência e inundavam os vales levando tudo o que encontravam pela frente.

Quem era de posse, certamente tinha dinheiro em banco e suas propriedades e empresas estavam no seguro. Mas as pequenas propriedades e sítios que existiam nos vales hoje inundados, certamente que não tinham seguro.

A simplicidade daquela gente e a crença que Deus não permitiria uma tragédia destas, não as levava a pensar em seguro de vida ou de propriedade.

Os abrigos, os ginásios mais seguros e as escolas estão cheios de gente. Não aqueles abastados que agora devem estar em hotéis assistindo tudo pela televisão, mas gente que perdeu tudo, bens, casa, animais, e até familiares na maior tragédia que Santa Catarina já assistiu.

Agora, o Brasil inteiro chora junto de seus irmãos catarinenses. Cada um ajuda com o que pode. Está na hora das autoridades pensarem mais nas pessoas e menos nas vantagens que levam ao autorizarem determinadas atividades.

De nada adianta chorar agora e procurar o responsável pelo ocorrido.

Deus se encarregará de punir os culpados. Para nós cabe a oportunidade de juntar o que está sobrando em nossas casas e aquecer um idoso, uma mãe, uma criança, das muitas que sentem frio e fome na antes bela Santa Catarina.

Eu estou fazendo a minha parte. Faça você a sua e verá que vais dormir melhor esta noite.

Nenhum comentário: