Não me lembro de uma eleição que tenha falado tanto em candidatos com ficha criminal e conduta condenável como estas eleições que começam a ser disputadas para valer nesta semana.
Para não ser injusto apenas com os outros candidatos sito como exemplo José Custódio da Silva, e o magnifico ex-reitor da UFPR Carlos Moreira Junior.
Enquanto Custódio é acusado de se apossar de salários de funcionários (foi condenado a mais de nove anos em regime fechado mas está em liberdade sob recurso), o ex-reitor Moreira, como gosta de ser chamado nas propagandas do PMDB, tem 104 processos contra ele no Tribunal de Contas do Estado, dos quais 35 têm parecer técnico pela irregularidade na prestação de contas.
O TCE aliás, já tinha incluído o seu nome na lista negra que enviou ao TRE/PR, com nomes de agentes públicos que estariam inelegíveis, mas no mesmo dia em que a lista negra foi entregue( 05.06), Moreira obteve uma liminar no Pleno do TCE para que seu nome fosse excluído daquela famigerada lista.
Ninguém precisa perguntar de quem é o dedo que aparece neste caso.
Sob Moreira aparece a acusação de irregularidade em vários contratos por ele assinado como reitor da UFPR. O magnifico tem broncas no PCE e no TCU.
Como em nenhum dos casos a Justíça funcionou, ficou para o eleitor a decisão de escolher entre o probo, o trabalhador, o correto, o honesto, o culto, o capacitado, o líder comunitário, o de boa família, e aquele cujo nome encabeça uma extensa relação de crimes de diferentes matizes, e aparece como suspeito em outro tanto.
E não vá o leitor pensar que é só Moreira e Custódio que estão com razoável lista de problemas São muitos os que pretendem representar o povo de Curitiba, discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias da Cidade, votar verbas para entidades assistenciais, como se fossem homens de bem.
Desta forma, quando você receber o material de um candidato, procure saber a sua vida. Peça a ele o seu RG e o seu CPF. Com estes dois documentos você saberá quem é que está querendo ser seu representante, na Câmara Municipal ou na Prefeitura da Cidade.
Se o candidato não lhe fornecer os números daqueles documentos, com certeza é um daqueles que você deve soltar os cachorros quando ele bater à sua porta.
O amigo não precisa fazer muita força para não jogar seu voto fora. É só procurar se informar sobre quem é o cidadão, ou cidadã, que quer sua procuração para um cargo de quatro anos, com uma boa remuneração.
Votar é um ato muito sério.
Quem avisa amigo é!
Nenhum comentário:
Postar um comentário